Atividades Extras
No Colégio Rita Miranda há uma proposta desenvolvida nas aulas de reforço que são os jogos de tabuleiro. Eles são uma excelente forma de estimular e desenvolver várias habilidades cognitivas, sociais, incluindo a rapidez, criatividade e raciocínio.
Optamos por desenvolver esta atividade no segmento Ensino Fundamental II porque ela oferece uma forma divertida e envolvente de adquirir conhecimento enquanto se diverte com amigos.
O judô é praticado em todo o mundo como esporte de competição e como uma forma de autodefesa; esta modalidade esportiva oferece uma série de benefícios quando incluído no currículo de uma instituição de ensino. A atividade é uma arte marcial que vai além da competição física, promovendo valores positivos e ajudando os alunos a desenvolver habilidades físicas e morais importantes.
Desta forma, o judô no Colégio Rita Miranda torna-se uma oportunidade valiosa para o crescimento pessoal, preparando os alunos para enfrentar os desafios da vida com confiança, respeito e autodomínio.
A musicalização na escola desempenha um papel primordial no desenvolvimento educacional e cultural das crianças; trata-se de uma atividade que proporciona benefícios nas áreas cognitivas, emocionais, sociais e culturais. Ela oferece uma oportunidade única para os alunos explorarem a música, expressar-se criativamente a desenvolverem uma apreciação pela arte e cultura.
Portanto, a inclusão da musicalização no currículo escolar é altamente valiosa e benéfica para os alunos. No Colégio Rita Miranda a modalidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional e cultural dos alunos. As aulas de musicalização são ofertadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Priorizamos o desenvolvimento integral dos nossos alunos por meio de atividades esportivas como futsal, voleibol, handebol dentre outras. O futsal se destaca como uma opção emocionante, promovendo habilidades físicas, técnicas e sociais, contribuindo para a exigência física e um estilo de vida saudável. O voleibol, integrado ao currículo de educação física, oferece benefícios abrangentes, desde o desenvolvimento físico até habilidades sociais, trabalho em equipe e concentração. O handebol, esporte coletivo, visa não apenas o desenvolvimento físico, mas também promove hábitos saudáveis e valores como trabalho em equipe e disciplina. As atividades esportivas no Colégio Rita Miranda aprimoram habilidades físicas, técnicas e sociais e cultivam valores essenciais para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis.
O ballet clássico é uma forma de arte cativante que combina beleza, estética, expressão emocional e benefícios para o desenvolvimento pessoal. Promove disciplina, postura, coordenação, incentiva a criatividade, a imaginação e a autoconfiança.
Participar do ballet clássico é uma experiência que influencia positivamente a vida dos praticantes, cultivando uma apreciação duradoura pela dança e pela cultura. No Colégio Rita Miranda as aulas de ballet acontecem durante o ano, com aulas desenvolvidas uma vez por semana no mesmo turno das aulas regulares. Em cada oportunidade de encontro com as alunas a professora desenvolve belíssimas coreografias que comporão o lindo espetáculo de ballet apresentado no final de cada ano letivo como forma de culminância do projeto de ballet que a escola propõe.
O Colégio Rita Miranda participa com orgulho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), em parceria com a Polícia Militar, desempenhando um papel crucial na abordagem educacional, especialmente para os alunos do 5º ano. O PROERD é um programa de prevenção que visa equipar os alunos com ferramentas para resistir às influências das drogas e da violência.
As aulas acontecem semanalmente, proporcionando um ambiente dedicado à discussão dessas questões críticas. A participação no PROERD é essencial na formação dos alunos, contribuindo para que se tornem cidadãos conscientes e capazes de tomar decisões saudáveis em suas vidas. Esta parceria reflete o compromisso do colégio com a formação de estudantes academicamente, moralmente e socialmente responsáveis.
A robótica, é uma abordagem educacional que ensina aos alunos a resolver problemas de maneira lógica e criativa. Isso desenvolve habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e algoritmos, aplicáveis em diversas áreas. A escolha dessa disciplina na instituição baseia-se na alegria demonstrada pelas crianças ao aprenderem na disciplina de robótica, e a satisfação de verem suas experiências funcionando.
A construção, programação e operação de robôs são experiências intuitivas, proporcionando aos alunos uma abordagem prática e estimulante no mundo da tecnologia. Essa interação direta traz apenas alegria, e aplicação significativa para o aprendizado de robótica.
A Língua Brasileira de Sinais, conhecida pela sigla LIBRAS, é uma língua de modalidade gestual-visual utilizada pela comunidade surda no Brasil. Ela é reconhecida como a língua oficial da comunidade surda brasileira. A LIBRAS é uma língua natural, completa e independente, com sua própria gramática e estrutura linguística, diferente da língua portuguesa.
O Colégio Rita Miranda optou por ofertar a Língua Brasileira de Sinais aos seus discentes do Ensino Fundamental II em virtude de que a instituição deseja desempenhar um importante papel na promoção da igualdade de direitos e oportunidades para a comunidade surda. Sabemos que a LIBRAS facilita a comunicação, enriquece a cultura surda e promove inclusão social e educacional.
O Colégio Rita Miranda oferta aos seus discentes a oportunidade de estudar as Línguas estrangeiras Espanhol e Inglês, isto se dá por ocasião das inúmeras vantagens como multilinguismo e abertura cultural.
O estudo das línguas estrangeiras desde cedo facilita e viabiliza oportunidades futuras. Como resultado é possível perceber um melhor desenvolvimento cognitivo, maior inclusão e preparação dos alunos para um mundo globalizado.
Os alunos do Ensino Fundamental II recebem aulas de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com o objetivo de prepará-los de forma mais sólida e eficaz para as avaliações externas e também para a possibilidade de ingresso em institutos federais. Sem nenhum ônus para as famílias essas aulas ocorrem semanalmente no contraturno, proporcionando tempo adicional de aprendizado e prática.
Elas oferecem aos alunos a oportunidade de esclarecer dúvidas, trabalhar em exercícios práticos e receber orientações individuais, o que contribui para um melhor desempenho nas avaliações e uma preparação mais eficaz para futuros desafios acadêmicos.
ANTÔNIO NIVALDO DE SOUSA
Também preparamos nossos alunos por meio da banda de música para participarem ativamente de eventos cívicos ocorridos na cidade, como por exemplo, o desfile de Independência do Brasil. Além disso, a escola realiza sua própria caminhada da independência na qual a banda de música é o principal atrativo.
A participação na banda de música e nos desfiles de sete de setembro tem enriquecido a experiência educacional dos alunos, promovendo valores de patriotismo, responsabilidade cívica e envolvimento comunitário. É uma oportunidade significativa para os estudantes demonstrarem suas habilidades musicais, disciplina e trabalho em equipe, enquanto contribuem para eventos importantes na vida da cidade.
O acompanhamento psicopedagógico desempenha um papel crucial na identificação e atendimento de dificuldades de aprendizagem. Realizado uma vez por semana, o acompanhamento visa adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos, melhorar o desempenho acadêmico e fornecer apoio emocional. Além disso, busca promover a inclusão, orientar pais e educadores, prevenir o abandono escolar e capacitar os alunos com habilidades de aprendizagem ao longo da vida.
Em situações que exigem intervenção adicional, a escola realiza anamneses em colaboração com a família do aluno, promovendo encontros salutares entre psicólogos/psicopedagogos e familiares. Essa abordagem colaborativa é essencial para garantir um ambiente de aprendizagem eficaz e oferecer suporte ao desenvolvimento do aluno.
WhatsApp - Telefone
R. José Simões Pedreira, 853 - Centro, Timon