Ensinos

Educação Infantil

Ensino de Qualidade com Padrão de Excelência.

EDUCAÇÃO INFANTIL

O ensino infantil desempenha um papel essencial no desenvolvimento da criança. Durante esta etapa da aprendizagem, as crianças iniciam seu desenvolvimento cognitivo, adquirindo habilidades cruciais, como linguagem, raciocínio lógico e coordenação motora que servirão como base sólida para suas futuras aprendizagens.

Além disso, o ensino infantil oferece um ambiente propício para a socialização. As crianças têm a oportunidade de interagir com seus colegas, aprendendo a compartilhar, cooperar e resolver conflitos de maneira apropriada, conhecimentos indispensáveis para o convívio social saudável.

O desenvolvimento emocional também é enfatizado nessa fase. As crianças aprendem a compreender e expressar suas emoções de maneira saudável, construindo uma base sólida para o bem-estar.

No contexto do Colégio Rita Miranda, onde o foco é o desenvolvimento integral da criança, a abordagem pedagógica é particularmente valiosa. O ambiente educacional é cuidadosamente projetado para atender às necessidades individuais de cada educando, garantindo um equilíbrio entre o desenvolvimento acadêmico, emocional e social.

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS)

O ensino fundamental I, conhecido como anos iniciais do ensino fundamental, é uma etapa crítica no desenvolvimento das crianças, geralmente abrangendo dos 6 aos 10 anos de idade. Durante esse período, existem objetivos significativos que moldam a vida das crianças.

Uma das principais metas é estabelecer os suportes da educação formal, concentrando-se no desenvolvimento das capacidades indispensáveis de leitura, escrita e matemática. Essas habilidades são fundamentais, fornecendo a base sólida necessária para futuras aprendizagens.

O Colégio Rita Miranda entende que o ensino fundamental I não se concentra apenas no aspecto acadêmico.

Durante esses anos, elas aprendem a interagir com os outros, desenvolvendo características sociais cruciais, como empatia, respeito e cooperação. Além disso, começam a entender e gerenciar suas próprias emoções, contribuindo para o seu bem-estar.

Um bom começo na educação oferecida pela Instituição no ensino fundamental I certamente influenciará positivamente às oportunidades futuras das crianças impactando em seu sucesso educacional, em sua carreira e em sua qualidade de vida. Além disso, ao promover um ambiente de aprendizado positivo e holístico, estimula-se um amor pela aquisição de conhecimento para a vida.

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II (ANOS FINAIS)

O Ensino Fundamental II desempenha um papel fundamental na formação dos alunos, preparando-os para os desafios acadêmicos e pessoais que encontrarão ao longo de suas jornadas educacionais.

Nessa etapa, que abrange do 6º ao 9º ano, os objetivos educacionais se tornam mais complexos, e os alunos são incentivados a desenvolver habilidades e conhecimentos mais avançados.

Na formação dos alunos, tem objetivos muito bem definidos, como por exemplo preparar os alunos para ingresso no Ensino Médio e também para enfrentar com confiança desafios pessoais em suas vidas futuras.

O segmento ensino fundamental II trata-se de uma fase importante na formação dos alunos, pois proporciona a eles a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e enfatizar a formação integral, garantindo que cresçam como indivíduos responsáveis e bem preparados para contribuir de maneira significativa para a sociedade.

INTEGRAL E SEMI-INTEGRAL

O ensino integral é uma abordagem educacional que visa oferecer uma educação mais completa e abrangente, ajudando os alunos a desenvolver suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais. É uma solução conveniente para famílias que precisam de cuidados adicionais para seus filhos durante o dia.

No entanto, é importante destacar que o sucesso do ensino integral depende da qualidade do programa, da formação adequada dos professores e do envolvimento das famílias. Além disso, é necessário considerar as necessidades individuais dos alunos, pois nem todos se beneficiam igualmente desse modelo.

Face à nova proposta de trabalho a partir do ano letivo de 2024 o Colégio Rita Miranda vem trazendo um diferencial que se trata do atendimento em tempo integral com um atendimento voltado para a formação integral da criança ofertando currículo abrangente, atividades extracurriculares, horário estendido, programa de apoio, ênfase no desenvolvimento socioemocional e aprendizado prático.

A dinâmica da proposta é a de que a criança permanecerá em horário escolar no turno manhã e a partir do meio dia ingressa no horário estendido onde receberá atendimento exclusivo, cuidados, descanso, alimentação e atividades extras.

PREPARATÓRIO PARA INSTITUTOS FEDERAIS

A importância de fazer um curso preparatório para ingressar em institutos federais ou em outras instituições de ensino superior varia de acordo com as necessidades e metas individuais do estudante. É essencial considerar fatores como conhecimento prévio, disponibilidade de recursos e estilo de aprendizado ao decidir se um curso preparatório é apropriado.

O mais importante é que os alunos estejam bem preparados e confiantes quando se candidatarem aos institutos federais. Neste caso, sentindo necessidade de buscar maior preparo, o Colégio Rita Miranda apresenta e desenvolve uma proposta que vai atender às suas expectativas dos candidatos.

Aqui estão alguns pontos a serem considerados sobre a relevância dos cursos preparatórios oferecidos pelo Colégio Rita Miranda: reforço do conhecimento, familiarização com os exames, orientação especializada, simulações de exames, motivação e disciplina, elevação das chances de admissão.

Portanto, o aluno que deseja estar bem preparado e confiante para o enfrentamento dos desafios dos exames de admissão ou processos seletivos, precisa experimentar o preparo oferecido pela instituição.